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 Dicas sobre "fazedores de jogos/jogos bons"

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Keko
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MensagemAssunto: Dicas sobre "fazedores de jogos/jogos bons"   Qua Ago 29, 2007 9:43 pm

Retirado da Jogos rpg e feito por Kiq08 :
http://www.jogosrpg.com.br/forum/index.php?topic=10840.0;topicseen


1 - Introdução
Hoje em dia, mesmo sem saber qualquer linguagem de programação, uma pessoa pode criar seu próprio joguinho e se divertir muito com ele, como se fosse um jogo profissional, isso graças a ferramentas especiais que dispensam o uso dessas linguagens ou deixam seus códigos abertos, para que o usuário consiga editar os parâmetros facilmente.
Mas não pense que qualquer um tem capacidade para sair fazendo um jogo doido que todo mundo vai jogar e falar bem. Alias é bem difícil fazer um jogo que as pessoas vão querer realmente jogar, e não só ver como ficou, por curiosidade, ou pra descobrir como você fez alguma coisa e tal.
Por isso, antes de falar sobre as ferramentas que você pode usar, vamos falar de alguns requerimentos necessários à pessoa para que ela tenha capacidade de fazer alguma coisa legal:

2 - Algumas dicas:

•O mais importante é a pessoa ser fã de games. Dificilmente quem não gosta de joguinho de computador vai ter paciência para fazer o seu próprio jogo, a não ser que entre nessa por lucro, e mesmo assim, como a pessoa não gosta, pode ser que o resultado não seja agradável.
•Uma boa experiência com vários games é fundamental para você criar alguma coisa jogável e interessante. Dizemos isso, pois na maioria das vezes, as primeiras experiências com esse tipo de desenvolvimento vão ser baseadas nos jogos que os camaradas mais gostam. E daí vão partindo idéias mais originais, adaptando alguma coisa de um game, outra de outro, inventando os seus próprios e por ai vai.
•A pessoa pode ser ambiciosa, mas não pode esperar de jeito nenhum que vai fazer um jogo tipo Neverwinter Nights com o RPG Maker 2000. Ela tem que ter em mente as limitações da ferramenta que vai usar, ou se preferir fazer na mão mesmo, com linguagem de programação, tem que conhecer as suas próprias limitações. Procure sempre visualizar seu projeto, antes de botar a mão na massa.
•Além do mais, fazer um bom jogo, sozinho, é um trabalho e tanto, e, como errar é humano (claro que alguns erram mais do que outros hehehe) e normal seu trabalho ter alguns bugs. Se você for extremamente solitário nesse mundo, você pode você mesmo jogar e ir anotando os bugs e erros de gramática e tal. Mas o mais legal é você fazer versões betas (para teste) e tentar distribuir, pois sempre tem pessoas com muita boa vontade por aí (você pode procurar em fóruns etc.). Se você tiver medo de alguém copiar seu jogo antes mesmo de você terminar, só mande pra quem você tem confiança e claro, peça pra pessoa falar os erros e tal. É uma boa forma também de você ver como está a popularidade do seu projeto!
•A paciência é indispensável. Muita gente desiste de ótimos projetos. É comum ver isso. Para você não desistir e não se estressar com seu jogo, é preciso se divertir com isso e não achar que você tem que terminar ele rápido, ou tem que agradar alguém (a não ser que você esteja fazendo um jogo pra vender ou trabalha numa empresa de games, mas se esse for o caso, pra que você esta lendo isso aqui?). Aliás, você pode acreditar: se você esta fazendo algo que te agrada o bastante pra você mesmo jogar e se divertir, com certeza outras pessoas vão se interessar. Basta você fazer seu trabalho bem feito e ser honesto com ele.
•Não acreditamos que um jogo para ser bom precisa ter efeitos espetaculares, e tal. Claro que isso ajuda muito um jogo a fazer sucesso. Entretanto, só isso não adianta nada. Podemos ver jogos com efeitos impressionantes, mas que você não agüenta jogar uma vez. E outros jogos com aqueles gráficos quadrados, sem animação, com som de PC speaker, que você joga umas duzentas vezes. Uma boa história, um nível de dificuldade adequado (vamos tratar disso mais adiante), boa jogabilidade, são essenciais, além de um visual adequado. Assim, não se preocupe se você não tem competência para fazer alguma coisa complicada como os experts fazem, pois pode-se fazer um joguinho muito legal no RPG Maker sem usar nenhum script especial.
•Falando sobre gráficos e recursos, é bom manter um padrão também. Fica meio paia um jogo que mistura gráficos digitalizados, com mangá por exemplo. Estabeleça um padrão legal e organize seus recursos de acordo com as necessidades. Não deixe seu jogo muito destonante. Todo jogo segue um estilo. Se o seu não tiver um mínimo disso, pode afastar qualquer um dele.
•A dificuldade do jogo é importante. Não faça nem uma coisa extremamente fácil, ou uma coisa extremamente difícil. Existe um certo consenso que a dificuldade deve ser crescente durante o jogo. Mas isso não é regra. Você pode fazer um jogo onde a dificuldade varia. Algumas vezes é fácil outras vezes não. Achamos isso muito interessante. Também você deve recompensar os jogadores de acordo com o que eles têm que fazer no jogo. Imaginem, o cavaleiro passa um tempão matando dragões, passando num monte de armadilha, resolvendo quebra-cabeças chatos, ficando com a mão doendo de tanto jogar, e depois receber apenas uma faca ou um pedaço de pão em troca?
•É imprescindível que você conheça as ferramentas que você pretende usar!

3 - As Ferramentas

A enorme quantidade de ferramentas que uma pessoa dispõe para fazer um jogo hoje em dia, facilita e muito quem tem criatividade e os outros requisitos citados acima para fazer um jogo. Claro que você pode optar por fazer o seu game diretamente usando uma linguagem de programação e tal. Mas nem todo mundo tem essa proficiência e mesmo se tiver, os resultados podem não ser animadores. Então vamos listar os mais famosos e poderosos game makers, falando as capacidades e limitações de cada um, assim o desenvolvedor pode ter uma idéia geral, escolhendo a ferramenta mais adequada para fazer o jogo.

3.1 - RPG Maker

Talvez o mais famoso e fácil maker do mundo. Ele tem várias versões, algumas traduzidas para o português inclusive. Como o nome já diz, você faz RPGs com ele. (Você pode tentar fazer outros tipos de jogos também, mas basicamente é RPG). Ele é um prato cheio para os jogadores mais antigos pois você pode produzir facilmente RPGs 2D estilo Phantasy Star, Chrono Trigger, Zelda, etc. Qualquer um que tenha qualquer idéia boa pode mexer com o programa.
Dizemos isso pois ele é muito fácil mesmo, ele já vem com dezenas de eventos pré-feitos, no qual você precisa apenas configurar alguma coisa ou outra, com uma interface simples. Também você monta os mapas tile por tile, só pega as partes que você quer e vai montando, sem dificuldade nenhuma. Além disso na internet podem ser encontrados muitos resources.
Ah, falando sobre os resources, é uma das coisas mais legais do RPG Maker, pois você, facilmente, pode adaptar e importar sons, desenhos, sprites, músicas de vários outros games, ou inventar os seus próprios.
Se você incrementar seu jogo você pode fazer coisas fantásticas. Cada uma das versões do RPG Maker tem suas limitações e vantagens sobre a versão mais velha.

3.2 - Game Maker

Essa ferramenta lhe permitira fazer quase todos os tipos de games. Você pode fazer RPGs de qualidade similar aos feitos no RPG Maker, adventure, jogos tipo Mario Bros (plataforma), luta, shooter e outros. Mas não espere muitas inovações. Ele tem uma interface mais amigável, você tem um front end e também pode importar recursos. Mas ao mesmo tempo que ele é mais flexível que o RPG Maker, ele é BEM mais complicado. Vale a pena conhecer outros jogos, abrir fuçar e aprender com outros jogos feitos e baixar tutoriais na internet. Ele também e meio parado. Às vezes surgem bugs do nada e você não consegue resolver.
O mais legal do Game Maker é que você pode compilar seu jogo, fazendo uma versão executável e pode distribuir do jeito que quiser! Ou seja você faz uma versão que não é possível abrir e você ainda pode vender e tal!
Você pode fazer muita coisa diferente com ele!

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MensagemAssunto: Re: Dicas sobre "fazedores de jogos/jogos bons"   Qua Ago 29, 2007 11:16 pm

po valeu pelas milhares de dicas ae ^^
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MensagemAssunto: Re: Dicas sobre "fazedores de jogos/jogos bons"   Qua Ago 29, 2007 11:17 pm

nada nao cara xD

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MensagemAssunto: Re: Dicas sobre "fazedores de jogos/jogos bons"   Seg Jan 24, 2011 2:48 am

valeu keko pelas dicas me ajudaram muito ok................k.k.k.k.k.k.k.kkkkkkkkkkkkkk
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MensagemAssunto: Re: Dicas sobre "fazedores de jogos/jogos bons"   Hoje à(s) 9:01 am

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