Turbo Makers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Turbo Makers

O mais novo fórum relacionado a RPG Maker.
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Tutorial e Condições E Variável

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Marvinhx
Novato
Novato



Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/09/2007

Tutorial e Condições E Variável Empty
MensagemAssunto: Tutorial e Condições E Variável   Tutorial e Condições E Variável Icon_minipostedSáb Set 01, 2007 11:06 pm

Olá galera de novo,estou criando um novo tutorial para ajudar os iniciantes que estão achando o rpg maker xp como um bicho de sete cabeças.
Galera vou ensinar um tutorial simples,mas utíl que ajudará mta gente.
Vamos Lá!

Primeiro é claro abra seu rpg maker,cria um novo projeto,e como no tutorial que eu fiz de Switch crie um npc(não sabe o que é npc?Vê a aula de switch).

Vamos criar uma Variavel agora,é só você ir no evento aba 1 dos eventos e ír na opção Opções de Variável dê o nome para a variavel de lvl.Você verá que tem uma opção chamada Herói e néla coloca o seu personagem principal e do lado coloque Nivel,Pronto e dê ok!

E embaixo da nóssa variavel vá na aba 1 do eventos você encontrará uma opção chamada Condições.
E na condição você verá uma opção chamada Variável e nela coloque de novo a nóssa variável lvl,e você verá que na condição terá uma opção escrita chamada Constante e néla coloque 3,e abaixo de Constante e Variável você verá uma opção que tá escrito Igual a,e nela coloque Maior/Igual.Por quê estamos avisando a nóssa condição que o nósso lvl tem que ser maior que 3.

E na condição você viu que em baixo do <>,<>terá Excessão e na excessão coloque éssa mensagem

-Olá guerreiro descupa só falo quem é maior que level 3.

Repetindo você tem colocar isso abaixo da excessão cérto!
E embaixo do ínicio da Condição coloque éssa mensagem:

-Humm agora que você chegou no lvl 3 eu pósso falar com você.

Mas você deve está pensando "meu carinha ainda está no lvl 1 então não vou poder falar com ele".
Simples!só crie outro npc no mapa e vá aba 3 de eventos e vá na poção Mudar Nivel e ír na Constante colocar 2(para poder dá 2 nivel no nósso personagen chegar no lvl 3).

O Nósso 2 npc tem que estar assim:
http://img170.imageshack.us/my.php?image=tutorial2wm1.png
http://img213.imageshack.us/my.php?image=tutorial2qyk7.png

Agora teste seu jogo viu que legal que a gente fez?a gente apenas criou uma variavel lvl e uma condição com constante 3 para quando o personagen falar com a npc,a npc só conversa com ele se ele tiver no lvl 3 e atribuimos outro npc para nos dá 2 lvl para chegar no lvl 3,e falar com a npc.

Continua...

Olá galera,estou continuando o assunto Condições e Variável.Mas agora á gente vai criar uma condição um pouco mas complexa.
Vamos imagina um fazendeiro,e o fazendeiro perdeu seus 5 cavalos.Pelo esse motivo ele ficou na frente de uma entrada de uma caverna, e ele só
sai dá nossa frente se a gente pegar os 5 cavalos dele.
Porem vo avisar que isso é uma coisa muito simples, é impossivel não consegui fazer então vô deixar de lado as imagens.

Criê um npc e coloque essa mensagem:

-Olá guerreiro fortê,perdi meus 5 cavalos e estou muito velho para poder fazer essa aventura.Se você me trazer meus 5 cavalos eu vô sair dê seu caminho.

Agora criê um Switch se não sabe como usar uma Switch lêr a minha aula de Switch.
Dê qualquer nome para o Switch e criê uma nova pagina ativa o Switch e criê uma condição.
Vai em Condições evento aba 1 criê uma Variável chamada Cavalo e na Constante e dê o valor de 5 por que é 5 cavalos que ele perdeu certo?E dê ok!
E abaixo da condição coloque essa mensagem:

-Muito obrigado guerreiro,numca mas vou atrapalhar a sua vida.

Essa mensagem só vai acontecer se caso você conseguir pegar os 5 cavalos dele
E abaixo da excessão coloque essa mensagem:

-Vá procurar meus cavalos eu não tenho todo tempo do mundo.

Essa mensagem só vai acontecer se caso você voltar a falar com elê sem os 5 cavalos.
Seu codigo deve está assim:

<>Condição: Váriavel[001:Cavalo] ==5
<>Texto:Muito obrigado guerreiro,numca mas vou atrapalhar a sua vida.
<>
<>Excessão
<>Texto:Vá procurar meus cavalos eu não tenho todo tempo do mundo
<>
Fim

Mas agora você deve está pensando "Tá e agora como a gente vai fazer para que o herói encontrar 5 cavalos,e voltar para o fazendeiro comos 5 cavalos para sair da nossa frente?"
Facil!

Criê um npc com o Gráfico de um cavalo(é claro)e coloque uma mensagem:

-Mas 1 cavalo!

E abaixo dessa mensagem usa a nossa variável cavalo e na Constante coloque 1 por que a gente encontrou só um cavalo.E em Operações coloque +.
Ok!
Seu codigo do npc cavalo tem que está assim:

<>Texto:Mas 1 cavalo!
Opções de Variável:[001:Cavalo]+=1

E faça isso até chegar 5 cavalos.

E depois fale com o fazendeiro que ele dirá muito obrigado e se vcê quiser
na condição quando o fazendeiro fala muito obrigado...
Só ír em Mover Evento e depende o lugar que o fazendeiro estiver bloqueando você coloca esquerda ou direita etc...

Espero que gostem!
Tutorial Criado por min.
Criei esse tutorial para a minha comunidade no orkut eventos rpg maker
Ir para o topo Ir para baixo
Machine
Admistrador
Admistrador
Machine


Mensagens : 156
Data de inscrição : 19/08/2007
Idade : 31
Localização : Brasil

Tutorial e Condições E Variável Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial e Condições E Variável   Tutorial e Condições E Variável Icon_minipostedSáb Set 01, 2007 11:09 pm

Seu tutorial eh bom..para iniciantes..parabens..só podia da uma melhorada na formatação do tópico..mas ta blz..vlw por disponibiliza-lo por aki..flw's ^^
Ir para o topo Ir para baixo
https://turbomakers.forumeiros.com
 
Tutorial e Condições E Variável
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O que um bom tutorial deve ter:
» Tutorial: Animal de estimação
» Tutorial+Demo+Vídeo: Poção de correr
» Tutorial - Tirar Fundo Colorido
» [Tutorial] Como burlar o Rapidshare

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Turbo Makers :: RPG Maker XP :: Tutoriais de RMXP-
Ir para: