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 Sistema Password Script

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SkullKid
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MensagemAssunto: Sistema Password Script   Sab Ago 25, 2007 2:37 am

Tutorial:

1º vamos criar uma nova opção na tela de início.

Você deve encontrar o script de nome Scene_Tilte, para isso aperte F11 no rpg maker xp

e na lista de scripts à esquerda selecione o script Scene_Tilte.

No script, você vai encontrar 3 linhas iguais as abaixo:

Código:


s1 = "Novo Jogo"
s2 = "Continuar"
s3 = "Sair"
 


Observe que Novo Jogo, Continuar e Sair estão na cor roxa no script, isto significa que são palavras que vão aparecer no jogo e que podem ser modificadas.
Para colocar uma nova opção não é preciso dizer muita coisa. Faça como o exemplo abaixo:

Código:


s1 = "Novo Jogo"
s2 = "Continuar"
s3 = "Password"
s4 = "Sair"
 


Sempre seguindo a ordem s1, s2, s3, s4, s5, etc... Você pode trocar a palavra Password por qualquer outra, apenas estou usando este exemplo.

Agora são 4 comandos ao invés de 3. Então é preciso mostrar para o script que surgiu um novo comando. Para isso encontre uma linha igual a esta:

Código:


@command_window = Window_Command.new(192, [s1, s2, s3])
 

Esta linha está indicando para o script quais os comandos existentes que são s1, s2 e s3 que já definidos antes são Novo Jogo, Continuar e Sair.
Apenas adicione o s4. Vai ficar assim:

Código:
 

@command_window = Window_Command.new(192, [s1, s2, s3, s4])
 

Bom, já da pra fazer um teste de como ficou. Quando iniciar o jogo observe que o novo comando já esta presente mais quando se clica nele a tela fecha. Por que isso?

Por que faltou definir o que o novo comando vai fazer.

Abra o script novamente e procure pelo método def update que são as linhas abaixo:

Código:


def update

@command_window.update
if Input.trigger?(Input::C)
case @command_window.index
when 0
command_new_game
when 1
command_continue
when 2
command_shutdown
end
end
end
 


Este método vai definir o que vai acontecer se você apertar o botão de ação sobre os comandos.

when 0 significa s1 já definido antes como Novo Jogo
when 1 significa s2 já definido antes como Continuar
when 2 significa s3 agora definido como Passwords

Logo após when 2 está escrito assim command_shutdown. Troque por command_password. Abaixo coloque o que o comando Sair (when 3) vai fazer.

Então vai ficar assim:

Código:


def update

@command_window.update
if Input.trigger?(Input::C)
case @command_window.index
when 0
command_new_game
when 1
command_continue
when 2
command_password
when 3
command_shutdown
end
end
end
 


Agora vem a última parte: Definir o que o command_creditos vai fazer.

Após o último end do método def update adicione este código:

Código:
 

def command_password

$game_system.se_play($data_system.decision_se)

Audio.bgm_stop

Graphics.frame_count = 0
$game_temp = Game_Temp.new
$game_system = Game_System.new
$game_switches = Game_Switches.new
$game_variables = Game_Variables.new
$game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
$game_screen = Game_Screen.new
$game_actors = Game_Actors.new
$game_party = Game_Party.new
$game_troop = Game_Troop.new
$game_map = Game_Map.new
$game_player = Game_Player.new

$game_party.setup_starting_members
$game_map.setup(3)
$game_player.moveto(0, 0)
$game_player.refresh
$game_map.autoplay
$game_map.update
$scene = Scene_Map.new

end
 


Onde deve mudar:
Código:

$game_map.setup(3) - Mude o 3 para a ID do mapa de passwords.

$game_player.moveto(X, Y) - Mude x e y para as coordenadas no mapa.

------------------------------------------------------------------

Pronto, já criamos uma nova opção na tela de início, agora vamos aos passwords:

------------------------------------------------------------------

1- Crie um novo personagem, mas não coloque nenhum gráfico nele, você pode colocar um nome para você reconhecê-lo.

2- Nos eventos comuns, crie um novo evento com o nome de "Passwords".

3- Agora vá no mapa dos passwords, crie um evento em "Processo Paralelo".

4- Vá na 3ª aba, e clique em "Inserir Nome do Herói", selecione o herói dos passwords,

e no Nº Máximo de Caracteres coloque 16. Agora vá na 1ª aba, e clique em "Evento Comum", e selecione o evento "Passwords".

5- No evento "Passwords", coloque uma condição, vá na 2ª aba, selecione o herói que você criou para os passwords, selecione "Nome" e digite as palavras do código, e assim vá fazendo seus passwords.

6- Dentro de TODAS as condições que você fizer para os passwords, faça o seguinte, vá na 1ª aba, clique em "Mudar Grupo", e remova o herói dos passwords, faça isso novamente, mas agora selecione o herói principal, e coloque adicionar, depois vá na 2ª aba, clique em "Teleporte" e selecione o mapa que é o início do jogo.

7- Nas condições faça o que quiser, por exemplo, o código chama "Dinheiro", vá na 1ª aba, clique em "Mudar Dinheiro" e coloque o valor que quiser, mas isso é só um exemplo.

8- Repita o 6º passo, mas não coloque o código, deixe em branco, e dentro da condição, vá na 3ª aba, e clique em "Voltar a Tela de Título" (Caso o jogador não digite nenhum código).

9- Não se esqueça de colocar o herói dos passwords para ser o Grupo Inicial (na aba Sistema do Data Base). Ai é só criar um evento em Processo Paralelo no mapa inicial e coloque "Mudar Grupo", removendo o herói dos passwords, faça isso novamente, mas agora adicione o herói principal (caso o jogador não use passowords).

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MensagemAssunto: Re: Sistema Password Script   Sex Mar 21, 2008 9:58 pm

kkkkkkkkkkk sistema de Continue com Password
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MensagemAssunto: Re: Sistema Password Script   Dom Jan 18, 2009 10:27 pm

ée melhor tirar o continue e por o password..
;D vai fikar melhor mais esse sistemaaa..
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MensagemAssunto: Re: Sistema Password Script   Hoje à(s) 10:15 pm

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